sábado, 16 de julho de 2016

Serra do Rio do Rastro, SC Brasil




A Serra do Rio do Rastro ganhou uma ferramenta para ajudar quem não tem a oportunidade de visitá-la: uma webcam foi instalada no alto do mirante, e as belezas podem ser vistas pela internet desde segunda-feira, conforme divulgou o Engeplus em seu site. Um dos proprietários da câmera, Antonio Benedet Filho, explica que a ideia já tem cinco anos, mas apenas nos últimos meses foi possível se dedicar à instalação.

"O investimento está em torno de R$ 8 mil em equipamentos e instalação. A manutenção mensal gira em torno de R$ 400", explica Filho. Segundo o proprietário, o site recebe visualizações do mundo inteiro. "Tem gente de São Paulo, Paraná, Estados Unidos e vários outros locais acessando e elogiando a iniciativa", afirma.

Outra webcam está sendo preparada para ser colocada no meio da Serra, onde as curvas são mais acentuadas e onde estão as maiores belezas naturais do local. "Dentro de dez dias ela deve estar no ar. Essa demorou um pouco mais na instalação, porque o local apresenta mais dificuldades técnicas. Tirar foto ali é uma coisa, colocar uma webcam móvel é mais difícil um pouco", comenta Filho.
A serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, localizada no sul do estado. É cortada pela rodovia SC-390. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1421 metros de altitude. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma visão panorâmica. O ponto mais elevado, próximo da sua descida a sudeste, é o morro da Ronda, onde há um banco de frente ao cânion de mesmo nome e possibilita o acesso pela rodovia, a sul (cerca de 500 m da SC-438) que leva ao interior de Bom Jardim da Serra, junto aos Aparados da Serra e tem 1507 m de altitude. Dele, avista-se o ponto mais elevado do estado do Rio Grande do Sul (Monte Negro com 1398 m) em dias claros, sempre olhando-se ao S. Ao N-NW, avista-se um dos três pontos mais elevados de SC, o Morro da Igreja com aproximadamente 1822–1826 m de altitude.

De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, existe a previsão de geada na Serra durante o final de semana, e você pode acompanhar as condições climáticas do local pelo site www.riodorastro.net.br.

      AQUI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário