domingo, 28 de agosto de 2011

Porto de Itajaí - Santa Catarina

Constituído pelo Porto Público de Itajaí e demais terminais portuários instalados nas margens direita e esquerda da Foz do Rio Itajaí, instalações de apoio logístico em operações nas cidades de Itajaí e Navegantes e completa infraestrutura para embarque e desembarques de cargas dry e reefer, o Complexo Portuário do Itajaí é hoje a principal opção para o os exportadores e importadores que operam em Santa Catarina e um dos principais complexos do Brasil. Localização estratégica, moderna infraestrutura e mão de obra qualificada são os adjetivos que o identificam.A Autoridade Portuária é delegada ao município pelo convênio 08/97 [entre município e União] e exercida pela Superintendência do Porto de Itajaí, autarquia municipal criada em junho de 2000 para assegurar as condições operacionais e garantir a infraestrutura terrestre e aquaviária para os terminais que compõem o complexo. O Complexo Portuário do Itajaí está estrategicamente localizado em um dos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil, distante poucos quilômetros das rodovias BR 101 e BR 470. A posição geográfica o coloca no centro da Região Sul, [englobando, no raio de 600 quilômetros, as capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de importantes municípios desses quatro estados], que congrega 46% do PIB nacional. Característica que transforma o Complexo em um centro concentrador e distribuidor de cargas, o que possibilita o atendimento dos mercados exportadores e importadores de 21 estados brasileiros e Distrito Federal.  Praticagem: A utilização de práticos para a manobra de navios no Complexo Portuário do Rio Itajaí é compulsória e o serviço é realizado pela empresa Itajaí Práticos Serviços de Praticagem SC. Contato pelo telefone 55 47 3247 3200 e pelo VHF canais 16 e 14. Os práticos embarcam nos navios na posição: Lat. 26 54´50” S e Long. 048 34`50”W Rebocadores: o serviço de rebocadores no Complexo Portuário do Rio Itajaí é prestado pelas empresas Tug Brasil Apoio Portuário SA e Sulnorte Serviços Marítimos Ltda. Juntas, dispõem de um total de quatro rebocadores (Calean com 2058 HP e 44 tons BP; Lancelote com 1.565 HP e 26 tons BP; Araruama com 2.560 HP e 32 tons BP e Abrolhos, com 4.000 HP e 50 BP).Restrições à navegação: Atualmente navios acima de 235 metros de comprimento somente podem manobrar à luz do dia. Tamanho máximo de navios que podem operar no complexo portuário: 286 metros de comprimento.  Correnteza e maré: A correnteza do rio em geral oscila em torno de 0,5 a 1 nó. A maré média gira em torno de 0,70 metros=Cartas Náuticas do Porto: DHN 1801 (brasileira) e BA 549 (Britânica) 5 Webcam ótimas-  -  Aqui   -   Aqui    -     Aqui  Aqui   -   Aqui   -    Programação de Navios   -  Aqui   -

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