terça-feira, 1 de junho de 2010

Curaçao - Antilhas Holandesas

As Antilhas Holandesas são formadas por dois grupos de ilhas caribenhas. Um deles, o principal, é formado pelas ilhas de Curaçao (444km²) e Bonaire (288 km²) e o outro formado por três pequenas ilhas vulcânicas, Santo Eustáquio (21 km²), Saba (13 km²) e São Martinho (St. Marteen) (34 km²). A capital é Willemstad, na ilha de Curaçao, com cerca de 50 mil habitantes.
Em 1499, o espanhol Alonso de Ojeda aportou nas ilhas e levou seus habitantes para trabalharem como escravos na ilha de Hispaniola, atual Haiti e República Dominicana. Os acionistas da Companhia das Índias Ocidentais, criadas pelos holandeses, decidiram em 1634 invadir Curaçao e, sem encontrar resistência dos espanhóis, essa ilha tornou-se importante centro para ao comércio de escravos da Companhia.
Em 1648, o Tratado de Westfalen deu aos holandeses o controle das ilhas da Antilha. No início do século 19, em razão das guerras napoleônicas, grande parte das ilhas passaram por um período sob controle inglês (1805 a 1816).
Ainda que o tráfico de escravos tivesse sido proibido desde 1814, somente em 1863 foi abolida a escravidão nas ilhas.  Aqui      -     Here    - Coloque 2 segundos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário